sábado, 5 de dezembro de 2009

DENUNCIA

A VOZ DA OPOSIÇÃO VIGILANTE/CONLUTAS NÃO PARA.
Com salários atrasados, vigilantes do Walfredo Gurgel fazem protesto: NATAL 26/08/2009 quarta-feira
Quatrocentos e vinte vigilantes terceirizados do estado estão com salários de julho atrasados. Eles trabalham para a empresa Garra Vigilância e recebem salário base de R$ 760. Segundo o líder da Voz da Oposição Vigilante no RN, Francisco Benedito da Silva, que se reuniu com a categoria ontem em protesto na frente do Walfredo Gurgel, a situação vem se repetindo desde dezembro de 2008. "Se a situação não se normalizar os trabalhadores poderão entrar em greve. Eles sempre deixam acumular dois meses e depois pagam como forma de dar uma aliviada. Estamos nos mobilizando para evitar que se acumule julho e agosto".

Francisco conta que os vigilantes estão sem dinheiro para pagar o vale-transporte e se locomover até o local de trabalho. "Não têm dinheiro para o transporte e quando não vêm, são automaticamente substituídos por outros. O clima é de terror". Um vigilante que preferiu não se identificar comparou o trabalho a um regime de escravidão. "A gente tem que cumprir horário sem receber. Minha esposa é desempregada e eu tenho quatro filhos. Já cortaram a minha luz. A sorte é que minha sogra nos ajuda". Outro servidor afirma que o salário que ganha no emprego de garçom à noite é o único meio que o sustenta quando os atrasos ocorrem.

O diretor organizativo do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN, Wilson Farias, afirma que o caso merece atenção porque provoca desistência dos profissionais. "Muitos estão querendo deixar seus postos devido aos atrasos. São pais de família que precisam do dinheiro e que estão passando fome por causa disso". É a realidade de um outro servidor presente ontem no Walfredo. Ele alega que teve problemas com a pensão que é obrigado a pagar todos os meses e não tem como continuar no emprego. "Trabalhei ontem como vigilante, não sei se amanhã continuo porque eu preciso de dinheiro e não tenho como pagar a pensão do meu outro filho, além dos que eu tenho em casa. Isso pode dar até cadeia pra mim".

Repasse

De acordo com a assessoria de imprensa da Sesap, os atrasos aconteceram porque a Garra Vigilância estava com contrato emergencial com a secretaria, o que requer uma avaliação maior do Conselho de Desenvolvimento do Estado para dar legitimidade ao processo e evitar desvios de dinheiro. O contrato com a empresa venceu no mês de dezembro, quando foi feita uma nova licitação e, enquanto isso, o trâmite não pode ser repassado automaticamente.

A Sesap disse que a empresa ganhou a licitação no dia 20 de agosto e que a partir de setembro os pagamentos vão se normalizar. "Estamos aguardando o documento do CDE, que permite liberação do dinheiro para efetuarmos o pagamento à Garra Vigilância. Esperamos que o ofício chegue até esta quarta-feira para que a Sesap possa repassar o dinheiro até a próxima segunda-feira. Só podemos liberar quando o documento nos for entregue", informou o órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário